Circo livre de atuadores
- Espetáculos
- Pesquisas
Grupo de pesquisa teatral. O Circolo Livre de Atuadores pesquisa e produz espetáculos profissionais que representam a Estação Aprendizarte, suas linhas de pesquisa são: o teatro de rua, o circo, os bonecos e as máscaras. O principal espetáculo produzido foi “O circo de brinquedo do palhaço melancólico”
Forja (Formação do(a) jovem arteducador)
- Arte
- Espetáculos
- Pesquisas
Projeto direcionado para adolescentes e jovens nas cinco dimensões da Pedagogia do Palhaço. Forja é um projeto vocacional e continuado para a formação de adolescentes e jovens em arteducadores nas linhas do teatro, das artes visuais, do circo, da música, da literatura e da contação de histórias. Em cada uma das cinco dimensões da Pedagogia do Palhaço, o(a) aluno(a) adquire uma ou mais competências, por exemplo na dimensão ator-autor (atriz-autora), que tem duração mínima de dois anos, o(a) aluno(a) conquista as competências do teatro e da literatura (interpretação de papeis, construção de personagens, direção teatral, adaptação literária e escrita de dramaturgia). Na dimensão do(a) arteiro(a), com duração mínima de uma ano, conquista-se as competência das artes visuais (criação e produção de adereços, como máscaras, perucas e chapéus; criação e produção de bonecos de variados tipos; criação e produção de figurinos; criação e produção de cenários). Na dimensão do(a) atuador(a), com duração mínima de um ano, conquista-se as competências da palhaçaria e da música (palhaço(a), malabarismo, equilibrismo, mágicas close-up, instrumentos musicais). Na dimensão do(a) artivista, com duração mínima de uma ano, conquista-se as competências da pesquisa e da educação. O(a) aluno(a) é convidado(a) a pensar sobre a importância da arte como transformadora e revolucionária, é convidado(a) também, a pensar sobre seu próprio papel na sociedade enquanto artista, pesquisador(a) e educador(a) (produção literária de não ficção: artigos, ensaios, diários, etc.). Na dimensão do artecurador(a), com duração indeterminada (formação continuada), conquista-se a competência de curador(a)-ferido(a). Essa última dimensão carrega todas as quatro anteriores, porém avança no estudo do sentido holístico da arte e da educação, ou seja, o(a) artecurador(a) busca exautivamente as aplicações mais aprofundadas e abrangentes da arte e da educação na formação do ser humano do século XXI, inclusive técnicas de terapias integrativas, como reiki, floral, acupuntura, yoga, aromaterapia, entre outras.
Risamor
- Formação continuada
- Técnicas de palhaçaria na educação
Encontros internacionais de palhaces educadores. No ano de 2020 foi realizado o 1º Risamor na cidade de Mogi das Cruzes, o qual apresentou sete palestras e mesas de debate; sete oficinas e onze espetáculos. O evento contou com o financiamento do Profac-programa de fomento à arte e cultura e com o apoio da Faculdade de Educação da USP, do lab_arte (Laboratório Experimental de Arte, Educação e Cultura da FEUSP). No ano de 2024, no mês de julho, acontecerá o 2º Risamor na cidade de Mogi das Cruzes com o financiamento do Profac-programa de fomento à arte e cultura e com o apoio da FEUSP, do lab_arte, da Secretaria de Educação de Mogi e do Sesc Mogi das Cruzes.
Circusp (Coletivo interdisciplinar de pesquisas circenses da USP)
- Oficinas
- Troca de saberes
- Espetáculos
Encontros internacionais de palhaces educadores. No ano de 2020 foi realizado o 1º Risamor na cidade de Mogi das Cruzes, o qual apresentou sete palestras e mesas de debate; sete oficinas e onze espetáculos. O evento contou com o financiamento do Profac-programa de fomento à arte e cultura e com o apoio da Faculdade de Educação da USP, do lab_arte (Laboratório Experimental de Arte, Educação e Cultura da FEUSP). No ano de 2024, no mês de julho, acontecerá o 2º Risamor na cidade de Mogi das Cruzes com o financiamento do Profac-programa de fomento à arte e cultura e com o apoio da FEUSP, do lab_arte, da Secretaria de Educação de Mogi e do Sesc Mogi das Cruzes.
Embaixadores dos jogos
- Oficinas
- Exposições
- Vendas
Grupo de pesquisa em Jogos do Mundo. Nossa pesquisa busca confeccionar jogos de diversos povos, culturas e lugares com os seguintes enfoques: histórico, social, político e artístico. Dentro da perspectiva dos Jogos do Mundo, nossos lineamentos filosóficos, sociológicos, pedagógicos e terapêuticos, valoram a função patrimonial do jogo em termos da construção cultural lúdica de cada povo. Porém, cada povo tem uma maneira de se construir o universo lúdico a partir de suas próprias crenças e modos de interação no interior de cada sociedade e das comunidades. Nesse sentido o jogo permite intercâmbios, integração e socialização e, o mais importante, viver a fascinante aventura de Brincar e Jogar livremente.
Grupo Errorista Al queda
- Oficinas
- Criação de cenas
- Produção de espetáculos
Grupo de pesquisa palhaçal. Não é só o palhaço que é totalmente constituído pelo jogo, que vive em estado de jogo, o ator também aprende a partir dos jogos teatrais,
O corpo jogador consciente é uma compreensão mais aprofundada sobre as capacidades e possibilidades do corpo, mais precisamente, o equilíbrio, o ritmo, a elasticidade entre tensão/relaxamento e a harmonia entre todos eles. Nosso processo de alcançar o corpo consciente se dá através dos exercícios de capoeira de angola, respiração, meditação e malabarismo. A partir do domínio e da apropriação do corpo jogador desenvolvemos dramaturgias para palhaços e produzimos nossas cenas e espetáculos.
Contatuadores
- Oficinas
- Apresentações
Grupo de pesquisa em contação de histórias. Acreditamos na intelecção e na cognição que advém da contação de histórias; treinamos, com a contação, a capacidade de escutar, que é o sentido mais importante para a aprendizagem e, ao mesmo tempo, o mais atrofiado, daí a principal causa de a comunicação entre adolescentes e adultos ser tão insustentável. Para além da verdadeira escuta, treinamos, também, a capacidade de imaginar. A imaginação é uma capacidade da alma, que supera os sentidos do corpo e, até mesmo, o pensamento racional. Os/As melhores professores/as são contadores de histórias e sabem que as vezes uma boa história pode salvar uma aula, conquistar um grupo e ganhar o dia.
Sara Sarau
- Experimento comunitário
- Experimentações artísticas
Sarau mensal com duração de 12 horas. Por entendermos que a inclusão social e o exercício da cidadania pressupõem a participação das pessoas enquanto sujeitos protagonistas de suas ações, o Sara Sarau se dirige prioritariamente ao desenvolvimento da sociabilidade dos sujeitos, por meios educativos, artísticos e sociais, com o objetivo principal de educar para a participação social e para o desenvolvimento humano.
Treino Livre Aprendizarte
- Encontro
- Oficinas livres
- Empréstimo de equipamento
Treino semanal todas as terças, das 17h00 às 22h00. O treino semanal é livre, gratuito e aberto para pessoas de todas as idades. Ocupamos a praça Monsenhor Roque Pinto de Barros com música e nossos equipamentos de malabarismo, convidando as pessoas a praticarem livremente. Nosso treino livre parte do conceito de “Direito à Cidade” : O Direito à Cidade é um direito humano e coletivo, que diz respeito tanto a quem nela vive hoje quanto às futuras gerações. É um compromisso ético e político de defesa de um bem comum essencial a uma vida plena e digna em oposição à mercantilização dos territórios, da natureza e das pessoas.
Sociedade Filosófica do Duplipensar
- Encontro
- Troca de saberes
- Desconstrução da masculinidade tóxica
Roda de conversa semanal todas as segundas, das 20h00 às 21h30. A partir de temas filósoficos propostos pelo focalizador da roda, todos(as) são convidados(as) a pensar e a falar a respeito. Com o objetivo de ampliar a visão de mundo e a consciência de pertencimento a espécie humana, a Sociedade Filosófica do Duplipensar é aberta para todos os públicos a partir dos 15 anos.
Cooperarte
- Aquisição de competências
- Produção artística
- Vendas
- Ecucação financeira
- Empreendedorismo
Cooperativa de artes e artesanato com mães solo e pessoas em situação de vulnerabilidade. A cooperarte parte das oficinas de aquisição de competência em nossas produções artísticas: artesanato com bambú, confecção de máscaras e bonecos; pernas-de-pau, palhaçaria, contação de histórias. Os valores adquiridos com as vendas é rateado entre os(a) cooperados(as) e uma parte e reenvestida em materiais da cooperarte.
Saradolescência
- Audiovisual
- Utilidade pública
Websérie em 10 episódios com 10 temas diferentes, todos relacionados à adolescência. A websérie é produzida com recursos da lei Paulo Gustavo. Realizada com alunos(as) da EE PEI Galdino Pinheiro Franco, a partir de um curso de teatro ministrado pelo artista-educador Marco Guerra, que também assina o roteiro e a direção.