Projetos

Circo livre de atuadores

Grupo de pesquisa teatral. O Circolo Livre de Atuadores pesquisa e produz espetáculos profissionais que representam a Estação Aprendizarte, suas linhas de pesquisa são: o teatro de rua, o circo, os bonecos e as máscaras. O principal espetáculo produzido foi “O circo de brinquedo do palhaço melancólico”

Forja (Formação do(a) jovem arteducador)

Projeto direcionado para adolescentes e jovens nas cinco dimensões da Pedagogia do Palhaço. Forja é um projeto vocacional e continuado para a formação de adolescentes e jovens em arteducadores nas linhas do teatro, das artes visuais, do circo, da música, da literatura e da contação de histórias.  Em cada uma das cinco dimensões da Pedagogia do Palhaço, o(a) aluno(a) adquire uma ou mais competências, por exemplo na dimensão ator-autor (atriz-autora), que tem duração mínima de dois anos, o(a) aluno(a) conquista as competências do teatro e da literatura (interpretação de papeis, construção de personagens, direção teatral, adaptação literária e escrita de dramaturgia). Na dimensão do(a) arteiro(a), com duração mínima de uma ano, conquista-se as competência das artes visuais (criação e produção de adereços, como máscaras, perucas e chapéus; criação e produção de bonecos de variados tipos; criação e produção de figurinos; criação e produção de cenários). Na dimensão do(a) atuador(a), com duração mínima de um ano, conquista-se as competências da palhaçaria e da música (palhaço(a), malabarismo, equilibrismo, mágicas close-up, instrumentos musicais). Na dimensão do(a) artivista, com duração mínima de uma ano, conquista-se as competências da pesquisa e da educação. O(a) aluno(a) é convidado(a) a pensar sobre a importância da arte como transformadora e revolucionária, é convidado(a) também, a pensar sobre seu próprio papel na sociedade enquanto artista, pesquisador(a) e educador(a) (produção literária de não ficção: artigos, ensaios, diários, etc.). Na dimensão do artecurador(a), com duração indeterminada (formação continuada), conquista-se a competência de curador(a)-ferido(a). Essa última dimensão carrega todas as quatro anteriores, porém avança no estudo do sentido holístico da arte e da educação, ou seja, o(a) artecurador(a) busca exautivamente as aplicações mais aprofundadas e abrangentes da arte e da educação na formação do ser humano do século XXI, inclusive técnicas de terapias integrativas, como reiki, floral, acupuntura, yoga, aromaterapia, entre outras.

Risamor

Encontros internacionais de palhaces educadores. No ano de 2020 foi realizado o 1º Risamor na cidade de Mogi das Cruzes, o qual apresentou sete palestras e mesas de debate; sete oficinas e onze espetáculos. O evento contou com o financiamento do Profac-programa de fomento à arte e cultura e com o apoio da Faculdade de Educação da USP, do lab_arte (Laboratório Experimental de Arte, Educação e Cultura da FEUSP). No ano de 2024, no mês de julho, acontecerá o 2º Risamor na cidade de Mogi das Cruzes com o financiamento do Profac-programa de fomento à arte e cultura e com o apoio da FEUSP, do lab_arte, da Secretaria de Educação de Mogi e do Sesc Mogi das Cruzes.

Circusp (Coletivo interdisciplinar de pesquisas circenses da USP)

Encontros internacionais de palhaces educadores. No ano de 2020 foi realizado o 1º Risamor na cidade de Mogi das Cruzes, o qual apresentou sete palestras e mesas de debate; sete oficinas e onze espetáculos. O evento contou com o financiamento do Profac-programa de fomento à arte e cultura e com o apoio da Faculdade de Educação da USP, do lab_arte (Laboratório Experimental de Arte, Educação e Cultura da FEUSP). No ano de 2024, no mês de julho, acontecerá o 2º Risamor na cidade de Mogi das Cruzes com o financiamento do Profac-programa de fomento à arte e cultura e com o apoio da FEUSP, do lab_arte, da Secretaria de Educação de Mogi e do Sesc Mogi das Cruzes.

Embaixadores dos jogos

Grupo de pesquisa em Jogos do Mundo. Nossa pesquisa busca confeccionar jogos de diversos povos, culturas e lugares com os seguintes enfoques: histórico, social, político e artístico. Dentro da perspectiva dos Jogos do Mundo, nossos lineamentos filosóficos, sociológicos, pedagógicos e terapêuticos, valoram a função patrimonial do jogo em termos da construção cultural lúdica de cada povo. Porém, cada povo tem uma maneira de se construir o universo lúdico a partir de suas próprias crenças e modos de interação no interior de cada sociedade e das comunidades. Nesse sentido o jogo permite intercâmbios, integração e socialização e, o mais importante, viver a fascinante aventura de Brincar e Jogar livremente.

Grupo Errorista Al queda

Grupo de pesquisa palhaçal. Não é só o palhaço que é totalmente constituído pelo jogo, que vive em estado de jogo, o ator também aprende a partir dos jogos teatrais, 

O corpo jogador consciente é uma compreensão mais aprofundada sobre as capacidades e possibilidades do corpo, mais precisamente, o equilíbrio, o ritmo, a elasticidade entre tensão/relaxamento e a harmonia entre todos eles. Nosso processo de alcançar o corpo consciente se dá através dos exercícios de capoeira de angola, respiração, meditação e malabarismo. A partir do domínio e da apropriação do corpo jogador desenvolvemos dramaturgias para palhaços e produzimos nossas cenas e espetáculos.

Contatuadores

Grupo de pesquisa em contação de histórias. Acreditamos na intelecção e na cognição que advém da contação de histórias; treinamos, com a contação, a capacidade de escutar, que é o sentido mais importante para a aprendizagem e, ao mesmo tempo, o mais atrofiado, daí a principal causa de a comunicação entre adolescentes e adultos ser tão insustentável.  Para além da verdadeira escuta, treinamos, também, a capacidade de imaginar. A imaginação é uma capacidade da alma, que supera os sentidos do corpo e, até mesmo, o pensamento racional. Os/As melhores professores/as são contadores de histórias e sabem que as vezes uma boa história pode salvar uma aula, conquistar um grupo e ganhar o dia.

Sara Sarau

Sarau mensal com duração de 12 horas. Por entendermos que a inclusão social e o exercício da cidadania pressupõem a participação das pessoas enquanto sujeitos protagonistas de suas ações, o Sara Sarau se dirige prioritariamente ao desenvolvimento da sociabilidade dos sujeitos, por meios educativos, artísticos e sociais, com o objetivo principal de educar para a participação social e para o desenvolvimento humano.

Treino Livre Aprendizarte

Treino semanal todas as terças, das 17h00 às 22h00. O treino semanal é livre, gratuito e aberto para pessoas de todas as idades. Ocupamos a praça Monsenhor Roque Pinto de Barros com música e nossos equipamentos de malabarismo, convidando as pessoas a praticarem livremente. Nosso treino livre parte do conceito de “Direito à Cidade” : O Direito à Cidade é um direito humano e coletivo, que diz respeito tanto a quem nela vive hoje quanto às futuras gerações. É um compromisso ético e político de defesa de um bem comum essencial a uma vida plena e digna em oposição à mercantilização dos territórios, da natureza e das pessoas.

Sociedade Filosófica do Duplipensar

Roda de conversa semanal todas as segundas, das 20h00 às 21h30. A partir de temas filósoficos propostos pelo focalizador da roda, todos(as) são convidados(as) a pensar e a falar a respeito. Com o objetivo de ampliar a visão de mundo e a consciência de pertencimento a espécie humana, a Sociedade Filosófica do Duplipensar é aberta para todos os públicos a partir dos 15 anos.

Cooperarte

Cooperativa de artes e artesanato com mães solo e pessoas em situação de vulnerabilidade. A cooperarte parte das oficinas de aquisição de competência em nossas produções artísticas: artesanato com bambú, confecção de máscaras e bonecos; pernas-de-pau, palhaçaria, contação de histórias. Os valores adquiridos com as vendas é rateado entre os(a) cooperados(as) e uma parte e reenvestida em materiais da cooperarte.

Saradolescência

Websérie em 10 episódios com 10 temas diferentes, todos relacionados à adolescência. A websérie é produzida com recursos da lei Paulo Gustavo. Realizada com alunos(as) da EE PEI Galdino Pinheiro Franco, a partir de um curso de teatro ministrado pelo artista-educador Marco Guerra, que também assina o roteiro e a direção.

plugins premium WordPress

Vídeos

Fique por dentro do meu trabalho

Patrocine!

Você pode fazer uma doação de qualquer quantia para apoiar os projetos socioculturais:

Contato